quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

um mapa de economistas

Desta vez trago uma coisa um pouco diferente. Um mapa onde as localidades são economistas e nas estradas circulam as suas influências. 

A Internet tem muitas coisas boas, uma delas é a Wikipedia. A Wikipedia é uma coisa mais ou menos bem estruturada. Por exemplo, no que toca a economistas, existe uma página com uma lista chamada curiosamente list of economists. Para cada nome que existe nessa lista, existe, quase sempre, uma página associada. E não raras vezes, nessas páginas existe um separador com as influências e influenciados referentes a cada economista. Todas estas coisas podem ser utilizadas para criar um mapa engraçado (que deixo em baixo). 

Nesse mapa, cada bolinha é um economista (ou uma influência de um economista), identificado pelo seu apelido. As ligações entre as bolinhas representam as ligações de influência entre economistas. Se repararem, existem umas setas nas extremidades das ligações, coisa que dá um sentido à ligação. Uma seta que aponte de Adam Smith para Marx significa que Adam Smith influenciou Marx, ao mesmo tempo que uma seta de Marx para Schumpeter significa que Marx influenciou Schumpeter. As bolinhas maiores significam pessoas mais influentes.

As cores têm um significado que emerge da estrutura criada. Existe um algoritmo que permite detectar comunidades. As cores são colocadas segundo aquilo que esse tal algoritmo acha que é uma comunidade de economistas. Uma corrente de pensamento, talvez. Nem sempre. Shakespeare está na mesma cor de Marx, sem que seja óbvio que os dois pertençam à mesma comunidade.

A imagem ainda tem lixo. E tem coisas que podem parecer estranhas. Tem bolinhas que dizem ‘many’, bolinhas que dizem ‘other’. Desculpem a Wikipedia, ainda tem coisas que não se coadunam com desenhos de bolinhas que um cromo qualquer decide fazer.

Para terminar, duas coisas: uma promessa e um desejo. A promessa de nunca voltar a usar num post tantas vezes as palavras coisas ou bolinhas. O desejo de que, se esta imagem não ajudar a esclarecer ninguém, pelo menos deixe no ar a certeza: a economia é uma coisa complexa. 

Aqui fica, 






PS: a ideia de fazer isto não veio do nada (a forma de obter as listas de influências mais ou menos). Aqui e aqui encontram os mapas peregrinos. Usei o gephi para o desenho! A imagem grande pode ser encontrada aqui.

PPS: talvez isto também funcione como resposta à resposta do Felipe ao Marques. É lixado categorizar posições.


Sem comentários:

Enviar um comentário