segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nelson Mandela, a pessoa mais importante do séc. XX

O mundo chora a morte de Nelson Mandela, a única pessoa cuja morte deixará um sentimento de orfandade pelo mundo inteiro. São poucas as figuras que ficam para a história do mundo. Como Madiba (designação afetiva sul-africana), creio que provavelmente nenhuma.

A biografia de Mandela é deveras impressionante. A sua história; os seus ideais; as suas crenças; os seus valores; os 26 anos de prisão; a atitude e a dignidade com que ele saiu da prisão 26 anos depois; o processo de “Nation Building” que ele fez na África do Sul ao quebrar o Apartheid e evitar as vinganças e os ódios não só dele mas de todo seu povo; a capacidade de perdoar, de esquecer, de ultrapassar o martírio que ele sofreu; emergir um povo que estava nas mãos dos brancos e conseguir conciliar as 2 comunidades (que eram praticamente inconciliável), e conseguir convencer o seu povo a se entender com quem os tinha colonizado... só está ao alcance de um verdadeiro Homem de Estado, portador de uma envergadura moral admirável.

Mandela representa, aos olhos de todos nós, o último dos grandes estadistas do século XX e, para mim, a pessoa mais importante do séc XX! Martin Luther King não teve poder nas mãos e não esteve 26 anos de prisão, o que me permite afirmar que, olhando para as biografias das grandes figuras mundiais em termos de mensagem política, social, humana, de reconciliação e de paz... só há uma pessoa que eu consigo comparar a Nelson Mandela, que foi Jesus Cristo há 2000 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário