quarta-feira, 2 de maio de 2012

a condição humana, da hannah arendt

confesso que só li uns poucos capítulos isolados, suficiente para ficar com a ideia geral. gostei e quando tiver mais algum tempo vai ser a sério. até lá fica essa ideia geral, 
a vida do homem divide-se em três condições, labor, trabalho e accção. 
em labor ficam as tarefas que garantem a mera satisfação das necessidades básicas. o produto do labor consome-se rapidamente. laborar é próprio dos animais, porque é disso que se tratam as acções dos animais, usar esforço para sobreviver alimentando as necessidades básicas.
em trabalho, temos as tarefas que acrescentam objectos à natureza; uma ponte, uma catedral, um conjunto leis. são mais duráveis que o produto do labor e tendem à fugir à animalidade. 
em último, a acção. a acção surge da interacção das pessoas. exige pessoas diferentes que consigam comunicar. a acção é o centro da política. é a capacidade de criar coisas novas, de as anunciar, de as tornar únicas e "imortais". é o que mais diferencia os homens dos animais, a verdadeira realização humana.
acho que é um óptimo livro para ler num primeiro de maio. 

neste primeiro de maio, por exemplo. o que aconteceu hoje com o pingo doce é próprio dos animais, de ambas as partes. se deixar um rebuçado na terra, as formigas também fazem fila. gosto de publicidade, de campanhas de marketing. dizer que esta é a melhor dos últimos 50 anos é insultar todas as outras. habituei-me a elas criativas, inteligentes, esta apenas junta o efeito poderoso de um desconto de 50% a uma mesquinhez política e um medir de forças com a união dos trabalhadores. o foco da atenção, o que levou as pessoas a fazer fila (obviamente) não foi a mediatização que advém da data escolhida. foi o desconto em sí. achei piada à cretinice, depois fiquei com vergonha. não iríamos ter a mesma corrida aos carrinhos de compras se estivéssemos num 20 de junho ou 12 de janeiro? diz-me tu André, que és o homem das publicidades, o que tem esta de tão especial


"Antes das quatro da manhã, já havia gente desejosa de saldos de férias a chegar. Quando a megafeira de viagens Abreu estava para começar, às 11h00, contavam-se cerca de duas mil pessoas divididas por cinco filas à porta da FIL - Parque das Nações, Lisboa, em ambiente de ansiedade de saldos. Ana Brasil reporta-nos o início do Mundo Abreu, a maior feira de viagens da Europa exclusivamente para o público, com mais de 500 expositores, que decorre este fim-de-semana e promete descontos até 60%."
pasmem-se: notícia de 9/04/2011

3 comentários:

  1. Vai lá ler o meu blog pela manhã que eu vou responder-te por lá, porque já tinha planeado escrever sobre isto.

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  2. Dizer que esta foi a melhor campanha de marketing dos últimos 50 anos não é insultar as outras, é apenas dizer que esta é inigualável (se quiseres podes ler aquela que eu considero ser o melhor artigo de opinião sobre a campanha, de Paulo Morais: http://mktmorais.com/?p=1811)

    Sobre a campanha em si, o dia foi muito bem escolhido (boa estratégia) e conseguiu por em evidência todos os actores desta campanha: Produtores, Consumidores, Trabalhadores, Entidade Empresarial, Concorrência e Manifestantes.

    Resultado: Sairam derrotados a concorrência e os manifestantes. Os outros todos ganharam!!

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  3. Rescaldo do Dia do Consumidor -> http://oinsurgente.org/2012/05/01/rescaldo-do-dia-do-consumidor/#more-79340

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