domingo, 20 de novembro de 2011

este post revela uma profunda ignorancia acerca das idiossincrasias da maçonaria e da opus dei, peço desculpa por isso

Agora é Assunção Esteves que pavoneia o gáudio de ter sido convidada para pertencer à Maçonaria e à Opus Dei. A Maçonaria é aquela coisa do Mário Soares, dos aventais e das notas de dólar. A Opus Dei parece que afinal existe fora dos livros do Dan Brown. A última vez que confirmei, a primeira tinha laivos de laicidade e a segunda era fanaticamente religiosa. O que me leva de forma simples à conclusão de que por lados opostos, ambos os grupos procuram acerrimamente influência política. Assunção Esteves dava-nos jeito para reforçar a ala parlamentar aqui da seita, então vamos contratá-la mal abra o mercado de Inverno. O raciocínio não deve desviar muito disto.

É engraçado tentar compreender o surgimento destes grupos discretos. Em tempos remotos tivemos as termas romanas. Ou antes mesmo, as távolas redondas. Mais recentemente bastava pôr os filhos num infantário caro para poder esperar pelas festas de anos da criançada e aí trocar ideias com os papás e as mamãs influentes. Algo que provavelmente se vulgarizou. Agora temos a Maçonaria e a Opus Dei, que além de serem elites mais fechadas, são grupos porreiros para quem se quer rodear de gente influente mesmo sem ter filhos!

No fundo, o que importa é pertencer a alguma coisa da qual não faça parte muita gente. Talvez servisse ser-se sócio do Clube Operário Desportivo, mas o problema é que esse pessoal só tem influência na própria casa, e mesmo aí depende do humor do conjugue. O ideal é juntar a malta que mande numas empresas, numas fazendas ou nuns parlamentos. Arranjam-se uns rituais e no intervalo concertam-se uns negócios.

A Assunção recusou os convites, e eu acho que fez mal. Tenho para mim que não compreendeu o verdadeiro potencial de pertencer a esses grupos.

As pessoas entregam-se a exageros para maximizar a própria influência à custa da influência alheia. Há quem use de tudo em prol de uns bons contactos, até mesmo um avental de pedreiro ou um kit de auto-flagelação.

Sem comentários:

Enviar um comentário