segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vienna

Quando uma pessoa tem mais que fazer, é que se lembra que está na altura de contar um pouco do que se passa por cá. Tive que escrever uma notícia para o jornal da minha faculdade, sobre a minha experiência de Erasmus, e por isso aqui está uma versão alargada da mesma.

Vienna waits for you


Billy Joel sempre se mostrou como um génio, mas nunca pensei que a minha experiência de Erasmus fosse prevista por uma música de 1977. Recomendo! Ambas!

Antes de vir para Viena, todos me descreviam a cidade como muito bonita, uma cidade completa e alegre. E terminavam com um “Vais adorar”, que já me deixava nervosa. Confesso que ainda me conseguiu surpreender. Adjectivos não chegam.

Não queria cair na descrição típica de um roteiro turístico, mas sem dúvida que os monumentos que se visitam são belíssimos , há uma variedade de Museus, Galerias ) Lojas especializadas. Uma cidade cosmopolita mas com o seu lado histórico em todos os cantos arredondados dos edifícios. E nos doces típicos, do Apfel Strudel à Sacher Torte (bolo de chocolate).

A qualidade de vida proporcionada pela cidade é incontestável. A segurança vê-se na presença regular da polícia, especialmente à noite. Até porque a rede de transportes funciona 24 horas. Pessoas na rua a cantar ópera, músicos a tocar a banda sonora do “Padrinho” no metro são comuns. O incomum está no facto dos austríacos facilmente prendarem estas pessoas com valores simbólicos, mas que ainda assim mostram as diferenças sociais e de mentalidade em relação ao Sul da Europa.

Mesmo quando o sol teima em não aparecer, as noites compensam. E há alguma festa, de Erasmus ou não, em que os estudantes se encontram. O Facebook é sem dúvida um veículo de promoção das mesmas, especialmente as que são organizadas por residências ou grupos. Há discotecas e bares (típicos ou não) muito interessantes, com Dj’s internacionais e diversão garantida.

Só há uma pequena falha do Billy Joel, se Viena espera por mim, para quê tanto Red Bull? Vou passar a explicar, a minha professora de Alemão pelas 9 da manhã ingere um iogurte líquido e um Red Bull. Aparentemente eles consomem muito, mesmo! A razão é explicada pelo facto da Áustria ser o país originário da mesma. Mas ainda assim..

Wirtschaft Unversität (não podia deixar de dizer qualquer coisa em alemão) é a universidade com a qual a Católica tem “protocolo”. Aqui também não faltam ecrãs no átrio que falam de rankings do Financial Times e de certificações da Equis. Uma óptima universidade, com muito boas condições e professores prestáveis. Com um método diferente, quando vamos à faculdade para fazer uma cadeira temos 3 ou 4 horas da mesma, e por isso ficam ficamos com dias livres para viajar ou descansar.

Há duas vantagens em vir para Viena: o alemão e as viagens. O alemão é difícil mas há sempre a possibilidade de aprender um pouco. Mas o inglês é a língua mais usada, inclusivamente nos supermercados, os colaboradores na sua maioria falam fluentemente. Em relação às viagens, parece-me óbvio, uma vez que a cidade está localizada numa zona bastante central da Europa, e permite ir rapidamente a várias cidades da Europa Central e de Leste. Os austríacos não são as pessoas mais simpáticas, mas eu culpo a falta de sol e de bom tempo. Mas isso não tira a Viena o seu quê de especial.

Why don't you realize, Vienna waits for you?

When will you realize, Vienna waits for you?



___

Nota: Espero que o Católica Tribune não se importe. Ahaha :)

1 comentário:

  1. * Não tira o seu quê de especial até porque "especial" não tem quê's!

    ResponderEliminar