segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uma questão de respeito

Compreendo este post do Fernando Moreira de Sá e este do André Azevedo Alves. Apesar do Deco não ter sido formado no Porto, é natural que o Deco diga que vai continuar portista para sempre, e eu explico porquê:

Tive um professor que uma vez me disse qualquer coisa deste género que ainda guardo na memória: Mourinho conseguiu fazer aquilo que nenhum outro treinador de futebol conseguirá fazer. Mourinho conseguiu, com um Fiat Punto, ganhar uma corrida competindo com Ferraris, Porshes e Lamborghinis. Mourinho só conseguiu ganhar aquela corrida porque o seu Fiat Punto não tinha um motor qualquer - tinha um motor especial, chamado qualquer coisa como Anderson Luís de Souza.

E foi assim que, depois de ter ganho a Taça Uefa em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004, Deco aparece como Rei e Senhor a todo o mundo do futebol, ficando a dever muito ao Porto, mesmo não sendo este o clube da sua formação.


A verdade é que estas declarações do Deco fizeram-me lembrar um velho ditado popular: os Homens não se medem aos palmos! Porque senão, como é que era possível explicar o facto do Deco, basicamente com a mesma altura que o Simão e que o Moutinho, ser muito mais Homem que estes 2 .......... (com o respeito que tenho pelos caríssimos leitores deste blogue, não irei pronunciar o primeiro nome que me veio à cabeça para descrever estes 2 profissionais da bola).

Com isto, queria apenas dizer-vos que para além da velhada ter sempre razão nos seus ditados populares, nesta história há mais um que tem toda a razão - O nosso Ministro [alcunha do Costinha] quando afirmou que "no clube não basta formar jogadores, tem que se formar homens!"

De facto, um clube que ensina os seus jogadores desde muito jovens a ler e a escrever, um clube que lhes ensina a comer de faca e garfo, um clube que lhes ensina a ir à casa de banho,... no mínimo exigia-se um pouco mais de respeito à instituição que os ajudou a tornarem-se Homens. Para os mais esquecidos, aconselho a leitura deste caso lamentável que o Simão nos proporcionou que vale a pena ler para quem não está muito bem recordado [Artigo de Francisco Sá no jornal do Sporting], e desta maçã podre como disse e bem o nosso presidente há uns dias atrás numa conferência de imprensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário