quarta-feira, 26 de maio de 2010

Revoltante (violência policial)

Podia acontecer a qualquer um.

Os factos, por sí só, dispensam juízos de valor... Divulguem!


"As vítimas, Vasco Rafael neves Dias, 19 anos, e Laura Alves Diogo, 18 anos, no dia 25, por volta das 3h, saíram de um jantar de turma, no Bairro Alto Estavam a caminho do Cais do Sodré para apanhar o autocarro.

Pararam na Calçada do Combro, perto da Caixa Geral de Depósitos, numa esquina, a conversar. A Laura começou a cantar e a marcar o ritmo com o caixote de lixo. Um policia, de forma agressiva, disse para a Laura parar, porque o caixote não lhe pertencia e virou costas. A Laura continuou a cantar e o agente regressou, em passo acelerado, ofendendo-a, chamando-lhe nomes, empurrando-a e projectando-a para o chão. Na mesma altura surgiu um carro da policia, do qual saíram três agentes, um fardado e os restantes à civil.

Laura pediu identificação ao agente que a empurrou. Este retirou a identificação obrigatória e guardou-a. Vasco pediu ao agente para não fazer mal à Laura e, nesse momento, os três agentes, um deles fardado, atiraram Vasco para o chão, deram-lhe pontapés na cara e em toda a cabeça, bem como no resto do corpo, não conseguindo a vítima descrever se foi com o bastão ou com as mãos. Assim aconteceu até algemarem o Vasco. Já depois de o algemarem, ainda houve agressão, no rosto. A Laura, no chão, também foi agredida por um agente à civil, que lhe chamou nomes como “puta”, e utilizando expressões como “cala-te caralho”. Algemaram Laura, e agrediram-na dando-lhe uma chapada.

As duas vitimas tentaram ver identificações dos agentes e não conseguiram, porque os agentes esconderam as placas de identificação nos bolsos. Os agentes nunca lhes pediram identificação.

A Laura entrou no carro-patrulha, com empurrões. Vasco estava no chão ainda a ser agredido e algemado, foi levado também à força para dentro da viatura, quase a desfalecer.

Nunca lhes foi dito para onde iam, e nem a razão pela qual os estavam a deter.

Foram levados para a esquadra da PSP da Praça do Comércio. Os policias estacionaram à porta da esquadra. Entraram na esquadra algemados. Foram levados para uma sala. Todos os policias que estiveram na agressão perto do Largo Camões deslocaram-se também para a esquadra. Dentro da esquadra estava pelo menos mais um policia, ao qual as vitimas tentaram também identificar, sem sucesso, não estando nenhum dos policias identificados.

Mandaram as vitimas sentar, sempre algemados.

Laura disse que queria falar com um advogado, pedindo para fazer um telefonema, ao advogado ou à família. O agente/ policia 1 diz que ela não estava detida e por isso não tinha direitos. Ao mesmo tempo os outros policias dizem para ela se calar. Nessa altura o policia 1 dá-lhe um estalo. Laura pediu para deixarem o Vasco ir se embora, porque se tivessem alguma acusação seria a ela por causa do ruído, e não ao Vasco, que não teria causado nenhum tipo de distúrbio. Eles disseram que só deixariam sair o Vasco se ela se calasse.

Vasco disse que queria apresentar queixa, e os agentes responderam em jeito de troça, até que finalmente um dos agentes (o mais novo, cabelo castanho claro), chamou-o para outra secretária, onde o policia estava a teclar no computador, não lhe perguntando nada, não lhe pedindo identificação, não assinou nada.

Entrou o policia à Paisana 2, que disse à Laura que seria melhor acalmar-se e calar-se porque sairiam mais facilmente. Laura e Vasco pediram para ir a casa de banho. Vasco pediu para beber água, o policia a paisana 1 negou, e depois o policia a paisana 2 desalgemou-os e acompanhou-os à casa de banho.

Quando Vasco e Laura entraram na esquadra, já tinham marcas visíveis de agressão por parte dos agentes feitas na rua, em local já exposto. Nunca foi oferecida ajuda médica, não chamaram a ambulância, nem nenhum tipo de transporte para o Hospital.

Depois disseram que eles se podiam ir embora

Saíram da esquadra às 4 e 30, depois de cerca de meia hora.

Quando saíram, a Laura ligou a uma amigo (Fábio Salgado) que os aconselhou a ir imediatamente para o hospital. Chamaram um táxi, e foram para o hospital mais próximo, S. José. O Vasco, no hospital disse que foi agredido por policias, e foi examinado, tendo lhe sido diagnosticado vários ferimentos; cabeça partida, mandíbula partida que foi sujeita a cirurgia, e várias nódoas negras no corpo. Mais tarde também Laura foi examinada no mesmo hospital. Foram-lhe diagnosticadas escoriações ao nível do lábio inferior e pálpebra esquerda; hematoma ao nível do cotovelo esquerdo e porção posterior da orelha esquerda."


Recuperem rápido! Força Vasco, força Laura.

7 comentários:

  1. e nao houve queixa ?
    e para isto que existe a m*rda da policia ?
    e para isto que pagamos impostos ?
    quando têm que intervir nao fazem nada , mas quando veem um rapariga e um rapaz indefesos,
    e que se acham herois e batem lhes ... qual e que foi a vantagem de lhe baterem ?
    se existem testemunhas , têm provas ,que sao os exames medicos , porque e que nao fazem uma queixa sobre essa escumalha que devia fazer cumprir a lei e em vez disso agride ?
    existe lei neste pais , mexam se !

    têm todo o meu apoio , mesmo nao vos conhecendo . Força!

    ResponderEliminar
  2. sim, foi (ou vai ser) apresentada queixa!

    http://jornal.publico.pt/noticia/27-05-2010/dois-jovens-acusam-a-psp-de-agressoes--no-bairro-alto-mas-a-policia-nega-19488767.htm

    a história contada pela polícia é ainda mais irreal... não cabe na cabeça de ninguém

    ResponderEliminar
  3. ao que parece ela e que nao foi capaz de cumprir uma simples ordem...
    E nao deve ter sido bem assim... os bebados nao sao anjinhos...

    ResponderEliminar
  4. Tas a gozar? Basta aquilo de esconderem identificações, não darem justificação para prender, recusar direitos, etc. A porrada os policias inda arranjam maneira de justificar, agr essas coisas é mesmo pa levar o caso pa onde for preciso.
    Eu ja assisti a violencia policial mas nada que se pareça, um amigo bateu num caixote de lixo (danos a propriedade publica) e os policias deram automaticamente porrada nele e noutro amigo que nao tinha feito nada. Eu no lugar deles teria feito queixa. E no lugar das vitimas dessa historia teria procurado um a um e amputava-lhes os dedos. Pior tipo de escumalha não ha.

    ResponderEliminar
  5. Pois é, a história da polícia todos acham surreal, mas esta história parece ser mais fácilmente aceite por todos.
    Não estou de nenhum lado, visto que as duas histórias são bem diferentes e eu não estava presente.

    Nem digo que a polícia não tenha abusado do seu poder (que já agora não é muito), mas não acredito que eles foram brutalmente espancados por estarem a fazer ritmo com o caixote do lixo.

    Digo isto porque ainda ontem houve confrontos com a policia, no qual um dos policias foi brutalmente agredido. Eu estava la e vi tudo, e quando a reportagem passou na SIC uma das pessoas que foi entrevistada disse que estavam 4 policias em cima de um garoto que não fez nada e estava desarmado, quando esse "garoto" tinha os seus 25 anos e deu um porradao no policia.
    Pois é claro, neste caso foi preciso usar bastante força para imobilizar o gajo. Mas se nao fosse assim como o prendiam? com dialogo?
    Posteriormente falam de abuso policial, quando estes manifestantes (o que quizerem chamar lhes) arremessavam pedras contra a policia.

    Alias, eu frequento o bairro alto muitas vezes e há sempre pessoas a fazer coisas bem piores do que fazer ritmo nos caixotes de lixo,e nunca vi a policia a dar um espancamento desse género em nenhum deles.


    Outra vez, nao estou do lado de ninguém mas parece me que o lado das "vitimas" está um pouco exagerado.
    Por outro lado policias são pessoas, e não duvido nada que hajam uns quantos que sejam bastante estúpidos/corruptos, e que por conseguinte este episodio tenha realmente ocorrido.

    ResponderEliminar
  6. E triste ao ponto que chegamos hoje em dia a Policia não tem de maneira ninguem de abusar da sua autoridade pois não e isso que se muitas vezes,são mal educados,informados e abussam muitas das vezes da autoridade que tem sim e verdade tem todo o direito de estarem insatisfeitos pois como ha maus tambem há bons profissionais mas isso não e desculpa para estarem agir assim no entanto vimos que sabem ir queixarem-se dos vencimentos como o tem feito a porta da assembleia da republica?quando sao abusados tambem nao gostão...Ainha hoje eramos tres amigos que fomos a uma pria no estoril dar uma volta quando fomos embora houve dois carros da policia de Cascais a paisana uma na faixa da direita e outro que vinha por de traz na faixa da esquerda como a saida do parque de estacionamento como não foi possivel passar para a faixa da direito continuamos a seguir ate houver opertunidade mas como iamos no carro ouvir musica foi protesto para seguirem no decorrer disto tudo uma agente foi acompanhando ao lado direito muitas das vezes acelerando para impedir qu podessmos passar para a faixa da direita ao mesmo tempo o carro que seguia-nos por de traz começa a picarnos e fazer sinais de luzes de facto na Marginal isto acontecer e tipico de condutores com grandes carros de cilindrada que querem ultrapassar mas isto não foi o casso,e obvio que quando o carro trazeiro pude passar a frente houve umas trocas de palavras apos a coisa se agravar fomos entao mandados encostar fomos tratados como autenticos criminosos maos em cima do carro documentos e tudo isso apos não haver nada de anormal encontrado,foinos introgado o porque de um de nos passageiro de traz ter vestido o colete refector???e porque nao encostamos logo com os sinais de luzes???(Então a PSP agora e tão pobre pois os seus carros nem luzes ou sirens tem agora????)quantas pessoas fazem sinais de luzes para ultrapasar ou seja houve ali umas quantas trocas de palavras,no fim fomos mandados seguir em frente as nossas vidas mas antes disso um dos agentes a paisana disse ah pois isto e Cascais aqui habitem muitas pessoas como medicos,alta sociadade e por ai fora ou seja nos como somos habitantes da linha de Sintra somos Merda????porque aqui ha Policia a patrulhar e na linha de Sintra nem se velos a noite pois basta passarem nas esquadras ha noite para verem os carros patrulha todos parados(ja não se faz rondas?????) e depois ainda vão a comunicacão social queixarem-se que não ha dinheiro para gasolina para os carros???mas em Cascais já ha???o que isto então????em vez de andarem a intimidar pessoas que vão as suas vidas porque não vão atraz de criminosos eles andão e na marginal a picarem condutores para depois os autuarem e para isto que pago impostos????

    ResponderEliminar