segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sobre o EDP University Challenge 2010

Lá em casa, ouvi dizer várias vezes que nos andavam a enganar desde o inicio com a história das energias renováveis e que devíamos pensar e apostar numa política energética diferente para o nosso país.

Parece que não estava de todo errado e prova disso é o manifesto por uma nova política energética assinado por 33 conhecidas personalidades da vida económica, empresarial e académica portuguesa e a crónica mais recente de Henrique Raposo:

"Portugal não pode recusar debater a energia nuclear. Os portugueses até podem decidir que não querem o "nuclear", mas devem saber o preço dessa recusa: a electricidade será sempre mais cara.
I. Um grupo de personalidades está a colocar em causa a "energia verde" de José Sócrates. Sobre isto, podemos dizer duas coisas. Primeira: o Ocidente inteiro está a apostar na "energia verde". Portanto, a política de José Sócrates e Manuel Pinho não é assim tão descabida. Segunda: os subscritores do dito manifesto têm razão quando dizem que a "energia verde" é altamente subsidiada, logo, mais cara para o cliente português. E, como é óbvio, este aumento do custo da energia tem consequências negativas na competitividade das nossas empresas.
II. A "energia verde" tem, portanto, um futuro incerto. Esta energia pode vir a ser um peso morto para a economia. Ora, isto abre a porta à energia nuclear, uma energia com um futuro nada incerto. Por toda a Europa, por todo o mundo, aliás, estamos a assistir ao regresso do nuclear. Até porque esta é uma das energias mais amigas do ambiente. Como diz Patrick Moore (um dos fundadores da Greenpeace), o ambientalismo está completamente errado na forma como diaboliza a energia nuclear.
III. A energia nuclear é uma das energias mais limpas. A energia nuclear é a energia mais eficaz (i.e. potente) para criar electricidade. Portugal tem de debater este assunto sem mitos. Podemos escolher ser um dos poucos países desenvolvidos sem energia nuclear (era bom sabermos quantos países da OSDE não têm nuclear). Mas temos de saber que essa opção tem custos elevados."

Agora outro assunto: para quê preocuparmo-nos em fazer um "Plano de Marketing e Comunicação da marca EDP enquanto player global" quando o João Ratão irá receber em ordenados e prémios este ano um total de 3,1 milhões de euros, quando a assembleia geral de accionistas, marcada para 16 de Abril, aprovar as contas de 2009, sendo a EDP é a empresa mais endividada do mercado de capitais português com 14,007 mil milhões de euros (mais 117 milhões do que em 2008)? Só mesmo para chatear um gajo...

3 comentários:

  1. Lendo o regulamento do jogo, "O “EDP University Challenge 2010” é um prémio universitário que irá atribuir ao
    grupo vencedor, uma bolsa de estudo no valor bruto de 10.000 euros."

    Graçolas de Oportunidade: fazendo as contas, 10.000€ é mais ou menos o ordenado de 1 dia de trabalho do «João Ratão»!

    ResponderEliminar
  2. NEM MAIS!

    agora não tenho tempo para fazer um comentário decente.. mas em relação à energia nuclear, já tinhamos discutido sobre isso em grupo, há muito mais coisas a dizer sobre essa energia.. proponho que faças um post a mostrar pq é q ela é boa, e não só pq é que é melhor que a "verde" (ainda que haja aspectos que tenhamos que admitir que não é a melhor)..

    em relação à EDP, é uma falta de respeito, especialmente para com os accionistas! o bónus deveria ser uma parte do que um bom empregado consegue trazer com o seu trabalho árduo para a empresa.. se isto é assim, já não quero estudar mais gestão, quero ir trabalhar para a EDP e acabou :D

    ana rita frazão de sousa

    ResponderEliminar
  3. Já sabíamos desde inicio que este tipo de iniciativa era um desconto de amigos. A EDP tira ideias a um custo que a eles pouco lhes diz e ainda ficam bem visto.

    Sabendo tu André que eu não dado às energias nucleares, tenho de admitir que existem vantagens que dão a nuclear razão para existir Hoje. Desde a sua potencia, sermos produtores de urânio, ser pouco poluente como se diz e de baixo custo. Mas para mim é um energia para Hoje. Ou que se devia ter investido à mais tempo. De futuro continua a ser as energias "verdes", só que necessitam de tempo. E se nesse tempo de espera vale a pena entrar noutro plano? Talvez.

    Outro assunto até parece bem pah tendo em conta que em termos estatísticos até é quem recebe menos no PSI-20

    http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=90404284-B75E-42FC-A563-B53D39277F2B&h=8

    Recebendo eu em termo Brutos o ordenado mínimo, apenas teria 466 anos para alcançar esse pequeno prémio incluindo os subsídios de ferias e natal. Por isso também não é assim tanto. diferenças nenhumas

    ResponderEliminar