domingo, 18 de abril de 2010

Ryder Cup envolta em polémica


«Foi "um erro estratégico e uma má escolha para o país", o Algarve ter ficado fora da candidatura de Portugal à realização à Ryder Cup 2018 [o maior evento da modalidade de golfe à escala mundial]. A acusação parte de Nuno Aires, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), que considera que Portugal saíu prejudicado e perdeu a oportunidade de apresentar uma "candidatura ganhadora" a um dos mais mediáticos eventos desportivos do mundo, a seguir aos Jogos Olímpicos e ao Mundial de Futebol.
A Herdade da Comporta no litoral alentejano, eleita para a candidatura de Portugal à Ryder Cup, "é um não lugar", alega ainda Nuno Aires, lembrando que aquela região não tem ainda nenhum campo de golfe face ao Algarve que tem 38, e que já foi eleito o melhor destino de golfe do mundo em dois anos (2000 e 2006) pela associação internacional de operadores de golfe (IAGTO).
Em xeque, está a opção da comissão da candidatura portuguesa à Ryder Cup, presidida por Manuel Pinho (ex-Ministro da Economia), por este empreendimento do Grupo Espírito Santo. "Não vou pedir a demissão de Manuel Pinho, mas uma escolha que não seja o Algarve para acolher o campeonato Ryder Cup é uma má escolha, porque a Herdade da Comporta é um não lugar", sublinhou Nuno Aires esta manhã em conferência de imprensa, na presença de proprietários de campos de golfe do Algarve, que se afirmaram "estupefactos" com a decisão.
"Falta de clareza" na candidatura à Ryder Cup, é outra acusação do presidente do Turismo do Algarve, que lembra ainda que a realização desta prova exige "um investimento pesado, de 140 milhões de euros até 2018. Essa verba terá de vir de algum lado e era importante esclarecer de onde virá".»
[via Expresso]
«Está bem, mas o que é isso tem de especial?
Alguns pormenores, ou “pormaiores”, importantes, a saber:
1- Na Comporta ainda não existe nenhum campo de golfe, apenas o projecto de construir três ao abrigo de um dito PIN, esse celerado acrónimo para “Projecto de Interesse Nacional” que permite violar toda e qualquer legislação ambiental;
2- Na Comporta também não existe nenhum hotel de cinco estrelas com mais de 150 quartos, nem sequer os seus caboucos;
3- A Comporta é um grande projecto turístico-imobiliário do Grupo Espírito Santo e o presidente da comissão que escolheu a localização é o ex-ministro Manuel Pinho, também ex-administrador de grupo financeiro e “inventor” dos PIN;
Acho que não é preciso fazer qualquer comentário para perceber que tudo nesta história é mais pornográfico do que o conteúdo de qualquer das lojas especializadas do bairro vermelho de Amesterdão.»

1 comentário:

  1. Então e agora, alguém vai solucionar isto?
    Uma comissão de inqúerito? Cadê a justiça? É que se não houve dinheiro a circular, não sei.. Haverá escutas?

    ResponderEliminar