sábado, 3 de abril de 2010

Joana Vasconcelos - Sem Rede





"Sem Rede" é a primeira exposição antológica da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos ( Museu Colecção Berardo). Reúne cerca de 35 obras elaboradas nos últimos 15 anos e traça uma panorâmica do seu trabalho, dando a conhecer e a conhecer-se.

Vasconcelos olha o mundo actual através de uma singular leitura das mentalidades, mitologias e iconografias da sociedade de consumo. Cruzando tradição e modernidade, a artista questiona a identidade do objectos, vestindo-os com novos significados, revelando-os como nova expressão artística.
Aproximando-se dos princípios "Nouveau Reálisme", e adoptando as estratégias vanguardistas de Marcel Duchamp, Joana difunde o ready-made baseado na justaposição de objectos triviais.

A exposição contempla obras como "A Noiva" (famoso lustre feito de tampões higiénicos), Coração Independente (grandes corações feitos com talheres de plástico) ou "Cinderela", o grande sapato de senhora feito com panelas e respectivas tampas.

Em "Sem Rede", a prática de Joana Vasconcelos apresenta-se sob uma óptica inovadora, que desafia as abordagens dominantes da sua arte como também recria o universo da artista como nenhuma outra exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário