segunda-feira, 5 de abril de 2010

As Casas de Sócrates

Moradia (ampliação para 3 pisos no meio das casas velhas) na aldeia de Faia, concluída em 1983 com projecto e responsabilidade de José Sócrates. A obra estava a ser feita ilegalmente e a Câmara mandou demoli-la em 20 de Setembro de 1983. No dia 10 do mês seguinte o projecto de Sócrates entrou na Câmara e no dia 11 Abílio Curto aprovou-o, legalizando as obras já feitas.



E ando eu a ouvir na Faculdade a importância das relações de escala, da linguagem arquitectónica e da harmonia construtiva entre o existente e o novo edificado.
Ora, muito obrigado futuro colega de trabalho, obrigado por este exemplo vivo, ou melhor, exemplo em pé o que já não é nada mau.


Um sentimento de tristeza me invade ao ter conhecimento de mais um capítulo na longa saga "As Casas de Sócrates".
Mas depois pensei: será tristeza? ou será incredulidade?
É que de facto, se ele (pelo que dizem) era desleixado na Câmara da Guarda, porque razão os portugueses ainda votaram por ele 2 vezes para governar o país? Realmente, deve haver muito ignorante em Portugal. Começo a achar que os portugueses são do género "quanto mais me bates mais gosto de ti".


E quanto ao facto de o nosso MP não saber dimensionar um telhado de duas águas, representa-lo e legaliza-lo, talvez agora se perceba o porquê. Ter terminado a sua licenciatura num Domingo, impediu-o de assistir à aula de Segunda às 10h: Edificações VI - Coberturas Inclinadas.



P.S. Desculpa o uso da conversa das 20.17h.



3 comentários:

  1. http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Socrates-assinou-21-projectos-quando-era-deputado-com-exclusividade.rtp&headline=20&visual=9&article=333684&tm=9

    ResponderEliminar
  2. Fiz referência a este post aqui: http://www.facebook.com/group.php?gid=102807466427732 . Espero que não se importem...

    ResponderEliminar
  3. gostava de ver a lista dos engenheiros civis que nunca assinaram um projecto que nao era deles ...
    acontece em todo o lado e vai continuar a acontecer.
    e tambem gostava de saber quem e que fazia melhor do que o homem ta a fazer no governo ...

    "ah mas ele é corrupto ..." se jose socrates e corrupto , olhem para a maioria se nao todos os primeiros ministros da europa e reparem como o nosso ao pe deles é um anjinho. e alias, se nao for Socrates quem e que seria o primeiro ministro ? seria o candidato do psd ? mas pela mesma ordem de ideias que repugnam o sr. jose socrates,podemos faze lo com o psd, basta pensarmos nos ultimos dois mandatos do psd, no primeiro fugiram e no segundo nem vale a pena comentar ,porque o nome santana lopes fala por si...
    os outros partidos nao vale a pena haver ilusoes ... (eu nao sou de nenhum partido e nem venho aqui defender partido nenhum , atenção,e nao vim aqui atacar ninguem =) )

    ResponderEliminar