quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Afinal, onde pára a crise? (1)

Eu tenho a sorte de usufruir de um programa de mentoring, sendo discípulo de um orientador que me ensina a desenvolver as minhas capacidades, a procurar vontade de perceber mais, a ter uma compreensão crítica, etc. Quando ele me disse “foste convocado a fazer um diário de viagem no blog” e minha reacção foi espontânea: os teus desejos são ordens!

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.” Fernando Pessoa (1888-1935) tinha razão e é no Dubai onde melhor se consegue analisar à letra este belo verso do poema “O Infante” da Mensagem. Apesar do Deus não ser o mesmo, no Dubai há um homem que sonha: o Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Este Xeque simplesmente desenhou uma política de MEGA projectos imobiliários brutais só com tecnologia topo de gama. Ele desenhou e decidiu passar do papel para a realidade: mandou deslocar a escassa areia que há no deserto dos Emirados Árabes Unidos (EAU), mandou por mãos-à-obra noite e dia (estejam 40 ou 50graus) e siga realizar o seu sonho – tornar o Dubai no maior centro financeiro do mundo.



De facto, o Dubai não passava de um pequeno porto do Golfo Pérsico nos anos 50 e hoje é um importante centro de negócios, das finanças mundiais e do turismo, com infra-estruturas únicas. E vocês perguntam: mas como é que isto foi possível? A resposta está nas palavras do Xeque Mohammed Al-Qasimi que demonstram esta determinação de realizar este sonho: “Porque não superar Nova Iorque como centro de Negócios? Porque não superar Itália e o mundo da cultura? E porque não superar Hong Kong e Singapura no mercado das exportações? Podemos fazê-lo, estamos a trabalhar nesse e vamos continuar”.

Eis alguns links do que ví no Dubai: só mesmo alguns!


- O edifício mais alto do mundo: Burj Khalifa (também conhecido como "o cacete")
- Uma das maravilhas do mundo: The World
- As 3 maiores palmeiras do mundo artificiais
- O melhor hotel do mundo: Burj Al Arab
- Um hotel que é tudo menos um hotel
- O centro comercial mais luxuoso do mundo
- O centro comercial mais excêntrico do mundo
- O maior centro comercial do mundo

2 comentários:

  1. nós estivemos lá e aconselho toda a gente que possa a não deixar passar a oportunidade de um dia visitarem este sitio. Para mim, todo aquele Emirado é a 8ª maravilha do mundo e a 2ª potência económica.
    simplesmente ESTRONDOSO

    ResponderEliminar
  2. Realmente. Onde está a crise? Inda se dao ao luxo de ir para o dubai. Sim senhora. Que rica crise.

    ResponderEliminar