sábado, 11 de abril de 2009

Guerra Fria

É interessante entender que além simples entretenimento ou ritual de acasalamento, o uivo dos lobos tem um carácter de afirmação territorial. Um jeito de marcar presença e reservar para sua própria fruição um espaço para viver. Provavelmente, os ditos animais desprezam as qualidades geo-económicas da porção de terreno pela qual fazem tanto alarido. Se tal preocupação existisse na realidade, não haveria loba, caçador furtivo ou paninhos quentes que lhes calassem os seus uivos.
Temo que as lutas pelas quais se potenciam soltar as ameaças de hoje, transcendam o espectro canino. Aliás, consideraria mesmo infeliz toda a historia introdutória acerca dos lobos, não fosse o motivo deste texto uma quezília em prol do domínio num dado território: falo dos acontecimentos que passam pelo Árctico, e colocam a cada canto da arena, Rússia e Canadá, dois pequenos coitados que, igualmente ao experimentado com os lobos, uivam para marcar um dado território.
Enquanto todos os ambientalistas, vaticinam imbecilmente os desastres que advirão do degelo do Árctico, as duas potência em cima referidas olham o fenómeno com agrado: de facto, o degelo é propício à abertura de novas rotas marítimas que potenciam avanços no caminho da descoberta de novos recursos, gás e petróleo. Marotos.
13% das reservas mundias de petróleo e 30% das de gás narutal, dizem eles. Ou mais.
De parte a parte já se fizeram sentir amáveis uivos ao luar, disfarçados de movimentações militares. Se uivam para impor respeito, assustar a oposição ou materializar cegamente a ganância, só o futuro dirá. Atrevo-me a dizer, que a guerra fria de hoje só assim permanecerá (fria) enquanto houver gelo no Árctico.

Ao fim ao cabo, simpatizo com os lobos. Tudo é bem mais simples quando desconhecemos as oportunidades geológicas do cantinho no mundo que, só queremos para viver em paz.
Quem será a loba, quem será o caçador furtivo ou quem trará os paninhos quentes que apaziguarão os uivos?

2 comentários:

  1. o caçador furtivo é o obama e quem leva os panhinhos quentes é a onu?
    a loba... bem, no tempo do boris yeltsin bem podia ser uma garrafa de vodka... com este nem sei

    ResponderEliminar
  2. prefiro textos sobre economia :P

    ResponderEliminar