sábado, 28 de março de 2009

já leram kafka? talvez não. ou então sim e tudo o que diga agora pode soar um pouco mais familiar.
Li metamorfose, por curiosidade, por cliché, porque ver um livro assim, abandonado, velhinho na prateleira dá pena. não vou dizer que foi sacrifício, mas devo confessar que também não foi alegria nenhuma. metade de tudo o que ali havia eu suprimia. quanto à outra metade, bem espremidinha, resumia a quatro linhas ( um jeitoso parágrafo de um grande escritor, bem condensado). é, pode-se dizer que foi como pensar em kafka como cozinheiro: pegou num pacotinho de 10 gramas de pó amarelo, misturou água e fez dele um gigantesco pudim mas, neste caso, em versão literária.

mesmo assim continuo a achá-lo aquilo a que se pode chamar um must read. se morrerem sem ler uma dúzia destes todo e qualquer mortal se deve achar incompleto...
mas voltemo-nos para o agora. não muito para ver, quase nada para acompanhar. vivemos num boom livresco em que de mil livros editados talvez um valha mesmo a pena e outro dê para levar de férias e ir lendo três linhas por dia antes da sesta...

ah, acresce o problema das páginas. quando dão um livro a alguém o que é que se pensa? "quanto maior melhor, para parecer caro!" e quando se compra um livro?
"quanto mais pequeno melhor, para ler depressa..."

2 comentários:

  1. Bem-vinda kay ;)
    Gostei imenso e devo dizer q tb ja li kafka mas o Processo q achei extremamente hilariante =P
    *

    ResponderEliminar
  2. Senhorita Katrina,

    Desculpa, mas não resisti: eu li A Metamorfose. Fez-me rir sabes? Estava algures a meio do livro, numa praia quente do Sul de Espanha, e lembrei-me daquela vez em que tropecei das escadas de casa de minha avó, cambalhotando violentamente - três AAAAHHHHHSSSSS interrompidos para respirar e umas 30 costelas partidas. A queda foi muito mais agradável que o livro.

    ResponderEliminar