terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Anita vai ás compras

No país do Cristiano Ronaldo, falam as boas e más línguas de que qualquer coisa atormenta o pequeno Freeport em Alcochete e o grande José Sócrates em São Bento. Uma notícia acerca de algo a perturbar o sossego do nosso primeiro ministro, seria fruto do quotidiano e de certa forma banal, ficando por isso irradicada da agenda de posts deste credenciado blog, não se passando o mesmo quando está o Freeport metido ao barulho.

Durante estes anos é certo que a dúvida teimou em comichar por dentro de todos nós, portugueses, senhores da exuberância: "Mas que autoridade têm os palhaços de Inglaterra para vir criar em Portugal a maior feira de saldos da Europa, e desonrar, espezinhar, negar até, a nossa capacidade económica e amor ao expensive?"
De Faro a Bragança, foram muitos os que praguejaram, que por cá, precisavamos era de um Harrods...

Finalmente, espreitam por aí fora algumas respostas (umas mais Dan Brownescas que outras) para as motivações Inglesas. Ao que parece, foi naquele cantinho, em Alcochete, que os meninos do grupo Freeport encontraram o único sítio na Europa a não pertencer à Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, designação que atribuiria uma série de impedimentos á construção da obra. Felizmente, o estatuto de ZPET terá sido revogado por consentimento de Sócrates, na altura, ministro do Ambiente de Guterres. O menino de ouro perde quilates (terá perdido?), na medida em que o decreto de lei que alterava o estatuto territorial daquela zona, fora aprovado três dias antes da eleições legislativas de 2002 (tendo já sido submetido a análise e recusada a sua alteração em 2001 e 2000) . Dizem então os boatos, que tal decreto de lei foi uma forma do PS ter conseguido uns tostões extra para a sua campanha eleitoral. Boatos que no ver da equipa do blog, não passam de mentiras.

Tudo isto surge agora, tendo um irmão da mãe de Sócrates (tio portanto) declarado ter sido intermediário numa conversa entre o sobrinho e promotores do grupo Inglês... Terá sido? Ou serão algumas notícias insignificantes, em jeito de ponta e fundo de iceberg, arrastadas por outras de grande importância?

Sem comentários:

Enviar um comentário